O que é SEO Otimização de sites nos mecanismos de busca

O que é SEO Otimização de sites

Neste artigo falaremos sobre o que é SEO Otimização de sites nos mecanismos de busca, onde os principais são o Google e o Bing.

Este artigo está voltado principalmente às pessoas com menos conhecimento sobre o assunto e poder direcionar a criação de seu site de forma otimizada.

Mesmo que uma outra pessoa construa o site, com o conhecimento adquirido pode se exigir que se faça uso dessas técnicas.

Pois se você não tem um minimo de conhecimento, como saber se a pessoas contratada está fazendo corretamente.

Um outro ponto que vimos um muitos sites, é o uso de pratica Black Hat, que é o uso não artificial das técnicas de otimização e tentativa de enganar o Google.

Caso o Google detecte a técnica Black Hat em seu site, poderá até banir seu site do buscador.

No artigo vamos nos referir aos mecanismos de busca como sendo o Google pelo fato de sua participação nas buscas é de 91,77% do total de buscas feitas abril/2017 a abril/2018.

Veja dados abaixo da Statcounter.com

O que é SEO Otimização de sites - Gráfico participação dos mecanismos de busca abril de 2017 à abril de 2018

Fonte: http://gs.statcounter.com/search-engine-market-share#monthly-201704-201804-bar

E as regras usadas pelos mecanismos de busca e pelo Google são praticamente as mesmas regras.

Afinal acompanhar a líder é conveniente.

O que é SEO?

SEO quer dizer Search Engine Optimization ou em português Otimização nos Mecanismos de Buscas.

É um conjunto de práticas e técnicas que tem por objetivo colocar o seu site ou melhor uma pagina do seu site nas posições de destaque nos resultados dos Google.

Na realidade é atender as varias regras estabelecidas pelo Google para ranquear sua pagina e fazer aparecer nos resultados.

Então você coloca uma ou mais paginas do seu site nas posições dos resultados e não o seu site como um todo.

Essa duvida sempre existiu e as pessoas fazem essa confusão.

Mas as pessoas não falam em colocar seu site bem colocado nos mecanismos de buscas?

Sim, geralmente é falado desta maneira mas na realidade nos resultados de busca aparece um link de uma das páginas de seu site.

O que de certa maneira é colocar o seu site bem ranqueado.

Existem duas maneiras ou estratégias de SEO: o SEO On page e o SEO Off page

SEO On page

SEO On page é a otimização realizada dentro do seu site, nas páginas do seu site.

As estratégias On page:

Títulos e subtítulos

Os títulos e subtítulos são os aparecem dentro de sua página.

Estes títulos e subtítulos são os usados pela Heading Tags H1, H2, H3 e assim por diante até H6.

Não confundir com o titulo da pagina como Home, Quem somos e outras títulos de página, falaremos desta mais abaixo.

As Heading Tags têm uma hierarquia, abaixo de uma H1 vem uma ou mais H2 e dentro de cada H2 vem as H3.

Nunca uma H1 vem atrás de uma H2 ou de uma H3.

A H1 predomina sobre as demais, é a mais importante.

É de suma importância a H1 conter a palavra chave, sempre lembrando que precisa ser de modo natural e moderado a fim de evitar uma penalização pelo Google.

URL amigável

A URL é o endereço da pagina de seu site que o usuário digita no Browser como:

www.seusite.com.br/suapagina

É importante que nessa URL apareça a palavra chave que o usuário digita na procura.

Por exemplo: o usuário digita no Google “comprar sapato marron”

Se sua URL for algo como:

www.comprarsapatomarron.com.br

Ou

www.minhaloja.com.br/comprar-sapato-marron

O Google entende que seu site é relevante ao usuário e faz um bom ranqueamento do seu site.

Meta Descrição

É a descrição que surge abaixo, veja figura abaixo, tem um limite de caracteres para aparecer, importante que a descrição esteja dentro desse limite.

E a palavra chave deve estar nesta meta descrição

Exemplo de resultado mostrando estes três itens nos resultados

Digamos que o usuário digitou a palavra chave “Otimização SEO” no buscador, no caso o Google.

Surge abaixo os resultados, no caso os resultados orgânicos (gratuitos), por ordem de relevância da página dos sites.

Irá mostrar algo assim no resultado.

O que é SEO Otimização de sites - Resultado mostrado no buscador após procura por uma palavra chave
Vejam as palavras chaves “Otimização SEO” no titulo do site, na URL e na Meta Descrição.

Densidade da palavra chave

Dentro do texto da pagina o Google irá detectar a densidade da palavra chave usada.

O Google estabelece qual a densidade ideal?

Não, não há uma regra estabelecida e divulgada pelo Google, é um segredo bem guardado.

Alguns dizem que é adequado usar de 3 a 5 palavras chaves, outros dizem que é de 1% à 5% dentro do texto.

Pela nossa experiência temos usado entre 1% à 2%.

Mas não é vantagem usar mais? Quanto mais palavras chaves, não é maior o ranqueamento?

Por um lado, sim, mas se o Google detectar o uso não natural e excessivo de palavras chaves seu site será penalizado.

O que seria uso não naturam da palavra chave?

Imagine a palavra chave “Otimização SEO” usada no exemplo acima, se no texto da sua pagina aparecer:

“A Otimização SEO é a otimização feita no site, a Otimização SEO é importante para ranquear seu site, recomendamos fazer a Otimização SEO, faça Otimização SEO…”

Fica meio artificial, não? a densidade é excelente mas o texto fica artificial e até mesmo de difícil entendimento, o Google consegue detectar isso.

Preste atenção, o Google pode detectar a artificialidade mesmo que você não tenha a intenção disso, porisso muito cuidado.

Título da pagina

É o título que aparece no topo do resultado do Google, contém o link para sua página.

Este título tem que conter a palavra chave para o Google ranquear sua página.

Este título aparece na aba do navegador quando se abre a página correspondente.

Atributo ALT nas imagens

As imagens tem um atributo chamado de ALT, de texto alternativo.

Se o ALT contem a palavra chave, o Google entende que isso é relevante.

Mas cuidado, o ALT tem que estar relacionado com a imagem mostrada.

Nome da imagem

O nome da imagem é o nome dado ao criar a imagem, algo como imagem01.jpg ou imagem02.png.

Se neste nome conter a palavra chave, isso também é relevante.

Conteúdo de qualidade

O conteúdo de qualidade é o mais importante para o ranqueamento do site.

O Google entende como conteúdo de qualidade, o conteúdo que agrade aos usuários.

Um conteúdo de relevância, atrai mais usuários e isso é relevante ao Google.

SEO Off page

São as técnicas usadas fora do site, como o Link Building

Link Building

É a construção de Links, é a quantidade de Links direcionados ao seu site, e quanto melhor o Link, ou seja, de sites melhor ranqueado, melhor a relevância do Link.

Links internos direcionados a sites externos de qualidade melhoram a relevância de seu site.

Muito compram Links de alguns sites bem ranqueados, mas se o Google detectar e ver que é Black Hat, seu site será penalizado.

Então os Links têm que ser naturais.

Compartilhamento do site nas redes sociais

Ter o seu site nas redes sociais, como o Facebook ou Linkedin ajudam na relevância do site.

Mas não exagere, tem que ser natural.

Conclusão

Expliquei aqui O que é SEO Otimização de sites para seu site estar bem posicionado nos buscadores como o Google e Bing.

Mostrei aqui algumas técnicas de Otimização SEO On Page e Off page.

Claro que existem mais técnicas a serem usadas, mas usando somente as que aqui citei já é suficiente para ranquear bem seu site no Google.

Em outros artigos falarei sobre estas outras técnicas de otimização.

Sempre lembrando do risco em praticar técnica Black Hat na otimização, tome cuidado.

Espero ter ajudado, mais duvidas ou caso queira fazer um comentário coloque no campo comentários abaixo.