Busca orgânica e resultado orgânico do Google – SEO

Busca orgânica e resultado orgânico do Google

Neste artigo falaremos sobre a busca orgânica e resultado orgânico do Google.

O que é busca orgânica

Quando falamos em busca orgânica, precisamos entender os sites de busca ou mecanismos de busca como o Google, Bing e outros.

O mecanismo de busca ou motor de busca

“O mecanismo de busca ajuda as pessoas a encontrar informações na internet de acordo com palavras ou termos digitados pelos usuários”

(livro Web marketing: usando ferramentas de busca por Marcelo Silveira, 2002).

Os mecanismos de busca ou motores de busca varrem toda a internet e armazenam as informações dos sites.

Quando alguém digita uma palavra ou sentença para buscar alguma informação.

Então é retornado todas as informações relacionadas a esta busca.

Por que Google?

Existem vários motores de busca na internet, mas o principal é o Google.

Porque vejam abaixo o ranking dos mecanismos de busca no mundo.

Comparação mecanismos de buscas desktop/laptop artigo Busca orgânica e resultado orgânico do Google
Comparação mecanismos de buscas desktop/laptop

Conforme a figura pode ver que o Google tem mais de 72% da preferencia de uso

Comparação mecanismos de buscas mobile artigo Busca orgânica e resultado orgânico do Google – SEO
Comparação mecanismos de buscas mobile

Mesmo acesso mobile ou smartphone o Google tem na acima de 80% dos acessos.

Então vamos nos focar no Google para este estudo.

Contudo este estudo é valido para todos os outros buscadores.

Resultado orgânico do Google

 Então vamos ver o que é Resultado Orgânico do Google.

Quando um usuário digita uma palavra ( palavra-chave ) ou um texto para buscar algum assunto no Google.

Isso é chamado de pesquisa orgânica Google ou de busca orgânica.

Em instantes surgem os resultados na pagina do Google, podem ser milhares ou milhões de resultados.

Então na primeira página do Google e nas seguintes, surgem dois tipos de resultados.

Anúncios pagos ou links patrocinados

Estes resultados são os anúncios pagos ou links patrocinados e os gratuitos chamado de Resultado Orgânico.

Lembrando que os resultados são baseados na procura que você faz.

Os anúncios pagos ou links patrocinados do Google geralmente aparecem no inicio da pagina e no final da página.

Todavia não existe uma regra.

Notem o letreiro em verde mostrando que é um Anuncio ou anuncio pago.

Anuncio pago ou link patrocinado Google artigo Busca orgânica e resultado orgânico do Google – SEO
Anuncio pago ou link patrocinado Google

O resultado orgânico

Quando surge na pagina os links patrocinados ou anúncios pagos do Google.

O resultado orgânico aparece logo abaixo destes.

Contudo este é gratuito.

Fica como abaixo:

Que não tem o letreiro anuncio!

resultado organico sitesdeconteudo Busca orgânica e resultado orgânico do Google – SEO 1

Este é o resultado orgânico ou resultado da busca orgânica!

Além de ser gratuito, os usuários tendem a confiar mais nestes resultados.

Sendo que são os que mais recebem cliques, principalmente os primeiros resultados orgânicos.

Otimização de sites SEO

A fim de seu site aparecer nos primeiros resultados do Google é necessária a otimização de sites.

Portanto a importância do trabalho de otimização de sites, ou SEO Search Engine Optimization.

Veja artigo sobre otimização de sites SEO clicando abaixo


O que é SEO Otimização de sites nos mecanismos de busca


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Não basta só ter site

Então não basta só ter um site.

A fim de aparecer no Google é preciso fazer um trabalho de otimização de sites SEO.

Isso se aplica seja no anuncio pago ou no resultado orgânico.

Então mesmo para anuncio pago é importante fazer um trabalho de otimização de sites.

Sendo que o resultado orgânico é o mais clicado e que inspira confiança ao usuário.

Conclusão

Então falamos neste artigo sobre Busca orgânica e resultado orgânico do Google.

Sua importância.

A diferença em relação ao anuncio pago ou link patrocinado.

Segundo Martha Gabriel em seu livro “Marketing na era Digital”


Basicamente, devemos sempre otimizar o site para que apareça em bom posicionamento no resultado orgânico.

No entanto há situações em que apenas a otimização orgânica não consegue atender às necessidades ou aos objetivos de marketing.

 Nesses casos é necessário o uso de links patrocinados.


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